Olá, crianças e famílias!
Hoje, as Professoras Priscila e Melissa, do CEI Zuleika Novaes, falam um pouquinho sobre as PARLENDAS, versos simples que apresentam ritmo, rima e são de fácil memorização.
As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil, e fazem parte do folclore brasileiro. Divertindo crianças e adultos e passando de geração para geração.
O significado da palavra PARLENDA é “falar muito” e possui origem no latim, vindo do verbo parlare que significa “falar”.
Cliquem nos vídeos abaixo e confiram!
Que outras parlendas vocês conhecem? Deixem nos comentários!
Confiram outras parlendas muito queridas pelas crianças clicando nos links a seguir:
Palavra Cantada: Pout Pourri de parlendas
Beijos das equipes do CEI Zuleika e CEI Alexandre
👫👬👭👫👬👭👫👬👭👫👬👭👫👬👭
PARA OS ADULTOS
POR QUE PARLENDAS?
E, COMO PROPOR ÀS CRIANÇAS?
As práticas de leitura têm um grande valor na construção linguística e oral da criança. Embora a criança ainda não saiba ler convencionalmente, pode fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, mesmo que não possa decifrar todas e cada uma das palavras.
Ouvir um texto já é uma forma de leitura
É de grande relevância o acesso das crianças a diversos tipos literários e de materiais escritos, uma vez que isso possibilita a elas o contato com práticas culturais mediadas pela escrita. Poesias, Parlendas, Trava-línguas e adivinhas são alguns exemplos.
Muitos desses gêneros são praticados pela oralidade, e quando são memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmos e rimas. Com isso, a criança passa a “experimentar” auditivamente as semelhanças sonoras, fazendo posteriormente uma relação com a representação gráfica, e, ao perceber esta relação entre fonema e grafema, a criança inicia seu processo de alfabetização.
Trabalhar a leitura intuitiva do texto e imagens, a busca por letras iniciais e finais e a percepção espacial do texto (início, meio, fim, título), são algumas das proposta que a família pode fazer com as crianças neste tempo de distanciamento social.
QUE TAL IMPRIMIR ESTAS PARLENDAS E PROPOR PARA AS CRIANÇAS?
POSTAGEM COLETIVA DOS CEIS ZULEIKA HELLMEISTER NOVAES E ALEXANDRE SARTORI FARIA REFERENTE AO PROJETO: BRASIL: UM PAÍS DE TODOS!
👫👬👭👫👬👭👫👬👭👫👬👭👫👬👭
Vídeo 01: Professora Priscila Vicente
Vídeo 02: Professora Melissa Bryar
Texto: Professoras Melissa Bryar e Priscila Vicente
Layout do texto: Professora Melissa Bryar
Atividades para imprimir: Melissa Bryar (material de acervo pessoal-2016)
"A reprodução total ou parcial do conteúdo desse blog necessita da nossa autorização."
"Conteúdo protegido por direito autoral nos termos da Lei nº 9610/98"
Eu Felipe Prado , conheço essa parlenda:
ResponderExcluirBatatinha quando nasce
esparama pelo chão
Menininho quando dorme
Põe a mão no coração.
Felipe, quando eu era criança e ouvia essa parlenda eu pensava que as batatinhas nasciam porque alguém derrubava batata frita no chão! KKK! Mas depois minha mãe explicou que não era assim!!!
ExcluirOi Felipe! Ah esta parlenda é mesmo uma parlenda conhecida na infância! Muito, muito jóia sua participação! Obrigada! beijinhos saudosos da Prô Mel e toda Equipe do "Zuzu".
ResponderExcluirEu conheço esta:
ResponderExcluirO tempo perguntou pro tempo:
Quanto tempo o tempo tem?
O tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem...
Ufa... brincadeira linguística... e para pensar!
Patricia OP, esta do Tempo é clássica e bem profunda!
ResponderExcluir"Galinha choca,
ResponderExcluircomeu minhoca,
saiu pulando,
que nem pipoca."
O Vinicius gosta desta, mas ele queria alguma que falasse dos personagens do Folclore.
Oi Vinicius, não conhecia esta parlenda! Amei! Olha eu sei uma do Saci que canto muito com as crianças da minha turma:
ExcluirSaci pererê
De uma perna só
Conheço você
Das histórias da vovó
Cachimbo na boca
Fazendo fumaça
Saci pererê
Você é uma graça.