quarta-feira, 8 de julho de 2020

HOJE É DIA DE: REFLEXÃO PARA A FAMÍLIA E TAMBÉM PARA AS CRIANÇAS!

SERÁ QUE AS CRIANÇAS ESTÃO DEIXANDO DE APRENDER NESSES TEMPOS SEM FREQUENTAR OS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA?



MUITAS FAMÍLIAS E TAMBÉM ESCOLAS, NA FUNÇÃO DOS EDUCADORES (PROFESSORES, MONITORES, AGENTES, GESTORES ...), ESTÃO PREOCUPADOS COM A SITUAÇÃO QUE ESTAMOS VIVENCIANDO.

E COM RAZÃO!

DE REPENTE, AS ESCOLAS, POR CONTA DA COVID 19, TIVERAM AS AULAS INTERROMPIDAS E O ENSINO COMEÇOU A SER REMOTO, ISTO É, DE FORMA AFASTADA!

AS FAMÍLIAS, ALÉM DE TEREM DE SE ADAPTAR A UM COTIDIANO DIFERENTE EM CASA, NO TRABALHO E NAS EMOÇÕES, ESTÃO TENDO QUE LIDAR COM UM COTIDIANO “ESCOLAR” NO QUAL NÃO ESTÃO ACOSTUMADAS.

                                                                                                                                                            imagem de: cangurunews.com.br




MAS SERÁ QUE REALMENTE É NECESSÁRIO QUE A FAMÍLIA DÊ CONTA DESSA REALIDADE ESCOLAR E, ESPECIFICAMENTE, DO COTIDIANO E OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 03 ANOS E 03 A 06 ANOS?





SERÁ QUE NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO DEIXANDO DE APRENDER NESSES TEMPOS SEM FREQUENTAR OS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA?





QUE TAL PENSARMOS NO QUANTO A CRIANÇA É ÚNICA, TANTO EM CASA COMO NA ESCOLA E QUE, NOS DOIS ESPAÇOS, ELA ESTÁ REALIZANDO CONEXÕES O TEMPO TODO ENTRE OS CONHECIMENTOS E QUE NADA ESTARÁ SENDO PERDIDO?

POR ENQUANTO, A FAMÍLIA ESTARÁ NUTRINDO UMA CULTURA JÁ FAMILIAR, MUITO RICA E QUE NOS DÁ SUPORTE EM NOSSO COTIDIANO COM MAIS INTENSIDADE E NÃO PRECISA DAR CONTA DO CONTEÚDO CHAMADO ESCOLAR.



EMANUELLE- PROFESSORA VIVI- AG II/III-B
EM CASA, APRENDENDO COM A IRMÃ KELLY.
(FOTO ENVIADA PELA FAMÍLIA)



YELICZA- PROFESSORA MEL- AG III A
FESTA JUNINA COM AMIGA ELOAH NA CASA DELA
(FOTO ENVIADA PELA FAMÍLIA)


E A ESCOLA VAI PENSANDO EM ESTRATÉGIAS E PROPOSTAS PARA AS CRIANÇAS E FAMÍLIAS, COM OBJETIVOS LÚDICOS, PARA MOSTRAR QUE, BRINCANDO, A CRIANÇA APRENDE MUITOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS QUE A HUMANIDADE CONSTRUIU DE FORMA DIVERTIDA E EFICAZ.





E AQUI VÃO EXEMPLOS:

- SERÁ QUE COZINHANDO, A CRIANÇA NÃO ESTÁ APRENDENDO MATEMÁTICA?







- SERÁ QUE OUVINDO HISTÓRIAS, ELA NÃO ESTÁ APRENDENDO A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, O PRAZER PELA ARTE, A HABILIDADE DE DAR LÓGICA AOS ACONTECIMENTOS E ESTIMULAR O INTERESSE PELA LEITURA E TANTAS OUTRAS HABILIDADES PARA A ETAPA FINAL DA ALFABETIZAÇÃO?


- SERÁ QUE, AO BRINCAR COM SEUS FAMILIARES, IRMÃOS, BICHOS DE ESTIMAÇÃO E BRINQUEDOS, AS CRIANÇAS NÃO ESTÃO DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO, REGRAS, A COMPREENSÃO DE MUNDO, HABILIDADES MOTORAS E MUITO MAIS?




THEO E FELIPE - PROFESSORA MARICI- AG II/III-A
JUNTO COM SUA IRMÃ
(FOTO ENVIADA PELA FAMÍLIA)

- SERÁ QUE, AO SE MOVIMENTAR, AS CRIANÇAS NÃO ESTÃO APRENDENDO A CONSCIÊNCIA CORPORAL, A COORDENAÇÃO MOTORA E AS HABILIDADES EXPRESSIVAS?



- SERÁ QUE AS ARTES ENSINAM ALGO ÀS CRIANÇAS? CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES, REPRESENTAÇÕES DE MUNDO INTERIOR E EXTERIOR, SENSIBILIDADE, INVENÇÃO, COMPREENSÃO DE MUNDO?




JOAQUIM - 
FELIZ COM SUA PRODUÇÃO DE ARTE
(FOTO ENVIADA PELA FAMÍLIA)

E, EM CASA, OLHA SÓ QUANTOS APRENDIZADOS:

- CULTIVAR A HORTA NO QUINTAL OU NO VASO...





ENZO- PROFESSORA WAL - AG III- E
NA HORTA DA CASA DELE
(FOTO ENVIADA PELA FAMÍLIA)

- CANTAR UMA MÚSICA COM A VOVÓ OU VOVÔ
- HIGIENE AO TOMAR BANHO.
- E TANTAS OUTRAS BOAS COISAS...

ENTÃO, NÃO ESTAMOS PERDENDO, MAS NOS REINVENTANDO.

ESTAMOS, SIM, GANHANDO. GANHANDO UM GRANDÍSSIMO E PRECIOSO FUTURO, QUE NUNCA IMAGINAMOS GANHAR!

ALGUÉM IMAGINOU QUE IRÍAMOS PASSAR POR ISSO?


imagem de: http://cleidepalodeto45007.blogspot.com/2012/07/o-futuro-da-crianca-e-coisa-de-gente.html




DEIXE AQUI SEU RECADO E SUAS REFLEXÕES.
 PRA GENTE SABER O QUE VOCÊ ACHOU.
VAMOS JUNTOS DAR AS MÃOS E PROSSEGUIR COLORINDO O MUNDO COM OS OLHOS DAS CRIANÇAS!



Texto: Professora Melissa Bryar
Revisão: Priscila Vicente
Layout: Professora Melissa Bryar
Conteúdo: Professora Melissa Bryar


"Reforçamos que todas as postagens do blog têm finalidade exclusivamente educacional, sem fins lucrativos".



8 comentários:

  1. Boa noiteee.....muito obrigado por colocar a foto do Enzo...é isso mesmo aprendizado em todo local...e a todo tempo....Leandro Marcon..Pai do Enzo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, isso mesmo! A criança é intensa e múltipla! Ela é feita de 100 linguagens como dizia um grande educador italiano chamado Loris Malaguzzi! Se expressa o tempo todo por meio de múltiplas linguagens e não pode ser vista somente por um ângulo. Por isso, seja em casa ou na escola, temos que ter em mente que em qualquer proposta ela está aprendendo. Observando um jardim, ajudando nas tarefas de casa, pintando um desenho, ouvindo uma música, seus canais sensoriais estão abertos a diversas aprendizagens! E como aprendem, e além disso, nos ensinam demais, não é? Obrigada pelas fotos. Temos muito mais ainda para postar. As fotos do Enzo são ricas e demonstram o quanto a família investe no carinho e estímulos à infância dele de forma saudável! Forte abraço. Professora Mel e equipe do CEI "ZUZU"

      Excluir
  2. A gente sempre diz pro pessoal de nossa Igreja: ensinar a Bíblia é algo para a Igreja mas para a Família principalmente fazer com seus filhos. Creio que neste período de distanciamento social estamos aprendendo mais do que nunca que a Escola tem sua parcela de responsabilidade no ensino, mas nós famílias temos que assumir a nossa também neste processo de aprendizagem e ensino com nossos filhos. Temos feito com a Clara vaaaarias atividades e enviado alguns feedbacks a vcs e usado muitos materiais e sugestões do Blog da Escola. Ou seja, equipe do Zuleika, o trabalho de vcs certamente não é em vão neste período. Rodrigo Fontana, pai da Clara.

    ResponderExcluir
  3. Pensem comigo historicamente como o envolvimento das Famílias na aprendizagem de seus FILHOS é importante: Piaget desenvolveu sua Teoria Cognitiva observando seus FILHOS (entre outras crianças, é claro!); Biografias atribuem a produção literária de Lewis e Tolkien (autores de Crônicas de Nárnia e Senhor dos Anéis, respectivamente) à inspiração, em parte, de estórias e histórias contadas por eles aos seus FILHOS; e Alan Alexander Milner criou o Ursinho Pooh para seu filho e inspirado e com ativa participação de seu FILHO Christopher Robin Milne. Ou seja, nossos filhos são inspirações para nós e caminhar com eles neste processo de construção de sua educação deve ser visto como um privilégio, não um fardo.
    Rodrigo e Tatiane Fontana - pais da Clara

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, Tatiane e Clarinha, vou juntar a resposta aos dois comentários aqui neste, ok?! Primeiramente, queria agradecer novamente vocês por sempre contribuírem aqui e no whatsapp da escola. É imensamente satisfatório para nós essa participação! Sem ela, não haveria motivos para existência do blog e nem da educação. Em segundo lugar, me deu uma vontade de conhecê-los! Esquentar um chá e bater um bom papo! Vocês mencionaram vários pontos importantíssimos, além de teóricos como Piaget e autores que pessoalmente eu amo, Tolkien, C. S. Lewis e etc. A parceria família e escola é essencial. Sempre foi não é? E nesses tempos de agora, creio que mais ainda. A cultura da instituição escolar tem entrado nas casas das crianças, o que em tempos de não pandemia o inverso acontecia mais intensamente não é?A cultura das casas entrava nas escolas e com ela, trabalhamos e ampliamos o repertório das crianças para o conhecimento historicamente acumulado e ciclicamente em construção! O objetivo da postagem é justamente este pensarmos juntos em como a família pode estimular as crianças em casa, porém de forma lúdica, sem anseios e angústias, o que tem ocorrido e como eu afirmei no texto, com razão certo? Somos humanos. Não podemos sobrecarregar nossas crianças! Precisamos sempre lembrar, principalmente que é na época da infância, que a criança cognitivamente faz conexões por meio lúdicos e associativos com as brincadeiras, com os sentidos, as texturas, as cores, com o meio que a cerca de forma diferente do adulto. Precisamos sempre estar atentos a isso e não nos limitarmos a um lápis e papel, que sei que não é o caso de vocês! Obrigada por utilizar com a Clara nossas propostas aqui, fazemos com muita dedicação e carinho. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão, Mel! É bom pensarmos nas múltiplas possibilidades de aprendizagem, que se dão no ambiente escolar e também familiar. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que a criança está tendo conhecimentos valiosos em casa. Senso de responsabilidade, lidar com emoções e frustrações, ter uma maior autonomia, quando arruma a sua cama, guardar os seus brinquedos, ajuda a cozinhar, coloca uma roupa no varal, entre outras.As crianças estão lidando com sentimentos de dor, medo, saudade, ansiedade. É um momento diferente que todos nós estamos vivendo e é um tempo de aprendizado para todos.

    ResponderExcluir
  7. O momento é difícil para todos nós. Estamos enfrentando uma situação inesperada e sem precedentes. Por isso, é preciso ficar em casa, usar máscara se precisar sair e higienizar sempre e sempre as mãos. A professora Mel nos convida a refletir sobre esse tempo de distanciamento da escola que estamos vivendo. Aproveitem todas as sugestões que as professoras e monitoras postaram no blog e, sobretudo, aproveitem o tempo que tem para curtir a criança ou as crianças que estão dentro de casa. Aproveitem para redescobrir a família e fortalecer laços de amor e afeto. Somos parceiros na educação das crianças.

    ResponderExcluir

Olá!! Seu comentário é muito importante para nós!!!